domingo, 17 de janeiro de 2016

Domínios vegetacionais e morfoclimaticos botânicos

(UNESP 2016)


O que o gráfico permite analisar? Considerando as informações do gráfico, indique os intervalos percentuais aproximados das legendas do mapa para os tipos I e V.




(FUVEST, 2016) O mapa representa um dos possíveis trajetos da chamada Ferrovia Transoceânica, planejada para atender, entre outros interesses, ao transporte de produtos agrícolas e de minérios, tornando as exportações possíveis tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Oceano Pacífico.


 Revista Agro DBO, São Paulo, junho de 2015.

Considerando-se o trajeto indicado no mapa e levando em conta uma sobreposição aos principais Domínios Morfoclimáticos da América do Sul e as faixas de transição entre eles, definidos pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber, pode-se identificar a seguinte sequência de Domínios, do Brasil ao Peru:
a) Chapadões Florestados, Cerrados, Caatingas, Pantanal, Andes Equatoriais.
b) Mares de Morros, Pantanal, Chaco Central, Andes Equatoriais.
c) Chapadões Florestados, Chaco Central, Cerrados, Punas.
d) Mares de Morros, Cerrados, Amazônico, Andes Equatoriais.
e) Mares de Morros, Cerrados, Caatingas, Amazônico, Punas.

R.: D
De acordo com a classificação dos domínios morfoclimáticos proposta pelo professor Aziz Ab’Sáber, em seu livro Os Domínios de Natureza no Brasil , partindo do Sudeste em direção ao interior do Brasil, e observando-se o traçado da Ferrovia Transoceânica, podemos identificar a seguinte sequência: MARES DE MORROS – domínio compreendido por morros recobertos predominantemente por Mata Atlântica intensamente devastada pela expansão urbano-industrial; CERRADOS – domínio constituído por planaltos e chapadas com vegetação original de Cerrado com grande devastação decorrente da expansão da fronteira agrícola; AMAZÔNICO – domínio formado, em sua maior parte, por terras baixas cobertas pela Floresta Equatorial Amazônica. Em território peruano,  encontramos os ANDES EQUATORIAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário