domingo, 17 de janeiro de 2016

Capitalismo e Socialismo


(UNESP, 2016) - A divisão capitalista do trabalho – caracterizada pelo célebre exemplo da manufatura de alfinetes, analisada por Adam Smith – foi adotada não pela sua superioridade tecnológica, mas porque garantia ao empresário um papel essencial no processo de produção: o de coordenador que, combinando os esforços separados dos seus operários, obtém um produto mercante. (Stephen Marglin. In: André Gorz (org.). Crítica da divisão do trabalho, 1980.)

Ao analisar o surgimento do sistema de fábrica, o texto destaca

(A) o maior equilíbrio social provocado pelas melhorias nos salários e nas condições de trabalho.
(B) o melhor aproveitamento do tempo de trabalho e a autogestão da empresa pelos trabalhadores.
(C) o desenvolvimento tecnológico como fator determinante para o aumento da capacidade produtiva.
(D) a ampliação da capacidade produtiva como justificativa para a supressão de cargos diretivos na organização do trabalho.
(E) a importância do parcelamento de tarefas e o estabelecimento de uma hierarquia no processo produtivo.

R.: E 


(UNESP, 2016) A escola que se autointitula a primeira colocada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocupa, ao mesmo tempo, a 1a e a 569a posição no ranking que a imprensa faz com os resultados do Enem. A escola separou numa sala diferente os alunos que acertavam mais questões em suas provas internas. Trouxe, inclusive, alguns alunos de suas franquias pela Grande São Paulo. E “criou” uma outra escola (abriu outro CNPJ),mesmo estando no mesmo espaço físico. E de lá pra cá esta ‘outra escola’ todo ano é a primeira colocada no Enem. A 569 a posição é a que melhor reflete as condições da escola. O 1o. lugar é uma farsa. A primeira colocada no Enem NÃO é uma escola, é uma artimanha jurídica que faz com que os alunos tenham suas notas computadas em duas listas diferentes. Todos estudam no mesmo prédio, com os mesmos professores, com o mesmo material, no mesmo horário, convivendo no mesmo pátio e no mesmo horário de intervalo. No Brasil todo temos centenas de escolas que trabalham com a regra na mão para tentar parecer que são a melhor e depois divulgar, em suas propagandas, que são a melhor escola do país, do estado, da região, da cidade e, em cidades grandes, como várias capitais, até mesmo que é a melhor escola de um determinado bairro. 
Mateus Prado. “Escola campeã do Enem ocupa, ao mesmo tempo, o 1o e o 569o lugar do ranking”. O Estado de S.Paulo, 26.12.2014. Adaptado.)

O fato relatado pode ser explicado em função da
(A) hegemonia dos critérios instrumentais da empresa capitalista em alguns setores da educação.
(B) falência da meritocracia como critério de acesso ao ensino superior na sociedade atual.
(C) priorização de aspectos humanísticos, em detrimento da preparação para o mercado de trabalho.
(D) resistência dos educadores à transformação da escola em instrumento de reprodução ideológica.
(E) separação rigorosa entre os âmbitos da educação e da publicidade na sociedade capitalista.
R.: A

(UNESP, 2016) A charge retrata um movimento ocorrido em 2014 na cidade de Hong Kong


 

Identifique este movimento e sua motivação. Como o lema “Um país, dois sistemas” relaciona-se à situação de Hong Kong perante a China?



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