domingo, 17 de janeiro de 2016

Geomorfologia / SensoriamentoRemoto



__________________________________________________________________________________

                                                                                    2018



(UNESP, 2018, 2ª. Fase) O sensoriamento remoto é a técnica que permite a obtenção de informações acerca de objetos, áreas ou fenômenos localizados na superfície terrestre. O termo restringe-se à utilização de energia eletromagnética no processo de obtenção de informações, as quais podem ser apresentadas na forma de imagens, sendo as mais utilizadas, atualmente, aquelas captadas por sensores ópticos orbitais instalados em satélites, como ilustrado na figura.





a) Considerando a fonte de emissão de energia, especifique o tipo de sensor representado na figura e descreva o seu funcionamento.

b) Mencione duas aplicações dos produtos derivados do sensoriamento remoto.








(UNESP, 2018, 2ª. Fase)  Analise a representação cartográfica do estado de São Paulo.
 




a) Caracterize dois fatores naturais do Oeste Paulista que condicionam o seu grau de suscetibilidade à erosão.

b) Os processos erosivos podem ser minimizados ou controlados com a aplicação de práticas conservacionistas. Dentre as práticas, cite uma de caráter edáfico e outra de caráter mecânico.





(UNESP, 2018) Leia a letra da canção “Chão”, de Lenine e Lula Queiroga, para responder às questões duas questões a seguir.

Chão chega perto do céu,
Quando você levanta a cabeça e tira o chapéu.

Chão cabe na minha mão,
O pequeno latifúndio do seu coração.

Chão quando quer descer,
Faz uma ladeira.

Chão quando quer crescer,
Vira cordilheira.

Chão segue debaixo do mar,
O assoalho do planeta e do terceiro andar.

Chão onde a vista alcançar,
Todo e qualquer caminho pra percorrer e chegar.

Chão quando quer sumir,
Se esconde num buraco.

Chão se quer sacudir,
Vira um terremoto.

O chão quando foge dos pés,
Tudo perde a gravidade,
Então ficaremos só nós,
A um palmo do chão da cidade.
(www.lenine.com.br. Adaptado.)

(UNESP, 2018) A quarta estrofe da canção faz alusão ao processo tectônico denominado

(A) assoreamento.
(B) orogênese.
(C) diagênese.
(D) ablação.
(E) lixiviação.

R.: B

(UNESP, 2018)  O termo “terremoto”, presente na oitava estrofe da canção, é definido como

(A) liberação de energia na crosta produzida pelo atrito entre placas tectônicas identificadas em margens continentais passivas.
(B) efusão de material magmático na crosta ejetado de conduto cilíndrico identificado em faixas de estabilidade tectônica.
(C) acumulação de tensões na crosta derivadas do desgaste mecânico de rochas sob a ação de forças exógenas.
(D) propagação de ondas mecânicas na crosta derivadas da ruptura de rochas submetidas a esforços tectônicos.
(E) geração de vibrações sísmicas na crosta produzidas pelo mergulho de placa continental sob a placa oceânica ao longo do plano de subducção.

R.: D
 

_______________________________________________________________________________
2016

(FUVEST, 2016) A partir das imagens a seguir, pode-se inferir a progressão do delta do rio Huang Ho (Rio Amarelo), na costa leste da China, famoso pelo transporte de sedimentos conhecidos por loess. De 1979 a 2000, alterou-se consideravelmente a morfologia do delta, com o aparecimento de feições recentes sobrepostas a outras, que levaram milhões de anos para se formar.


Com base na comparação entre as imagens de satélite e em seus conhecimentos, assinale a afirmação correta.

a) A situação verificada deve-se aos efeitos das ondas e marés que comandam a deposição de sedimentos no delta, sem haver influência continental no processo, já que a topografia costeira permite que o oceano alcance o interior do continente. 
b) A modificação na morfologia deve-se às grandes chuvas que ocorrem a montante desse delta e, por
tratar-se de drenagem endorreica, o rio carrega considerável volume de sedimentos grosseiros e  blocos rochosos, que, aos poucos, depositam-se ao longo da costa.
c) Além de haver nesse sistema deltaico uma característica carga detrítica fina que, praticamente, excede a capacidade do rio de transportar material erodido e carregado, a modificação verificada foi ampliada pela ocupação antrópica, influenciando o regime deposicional.
d) O delta é resultante de mudanças climáticas provocadas pela ação humana na exploração de recursos no golfo chinês, nas estações mais quentes e chuvosas, ocasionando a retração da foz e o rebaixamento dos níveis das marés, com o aparecimento dos bancos de areia sobressalentes.
e) As modificações no delta devem-se ao fato de essa região caracterizar-se como um sistema lacustre, onde há acumulação de matéria orgânica decorrente das inundações provocadas pela construção da barragem da usina hidrelétrica de Três Gargantas.

 R.: C
Um delta tem, naturalmente, deposição de material sedimentar aluvional fluvial, que é o produto dos
materiais recolhidos e transportados pelo rio ao longo de seu percurso. Além disso, a concentração de
atividades humanas que aumenta a erosão ao longo do curso do rio, como a agricultura intensiva, faz crescer a carga de sedimentos, o que acelera o processo de construção do delta. Assim, a construção deltaica, que normalmente demora centenas de anos, acaba por se concluir em algumas décadas.


(UNICAMP, 2016, segunda fase)
 


 Área de reserva de lítio na Bolívia Fonte:http://www.dw.com/pt/o-l%C3%ADtio-ser%C3%A1-uma-moeda-de-alta-procura-no-mundo-diz-pesquisador/a-16384992. Acessado em 28/11/2015.

O carbonato de lítio é um mineral que possui importante capacidade como condutor de calor e de eletricidade. Esse mineral é aproveitado, entre diversos outros usos, para a produção de baterias, necessárias ao funcionamento de aparelhos eletrônicos portáteis e de veículos elétricos. Trata-se de uma expressiva riqueza natural, estratégica para o século XXI, da qual poucos países possuem reservas em abundância. Na América do Sul, esse mineral é encontrado em grandes concentrações na Bolívia, no Chile e na Argentina nas regiões conhecidas como salares. 

a) Como se formaram os salares na América do Sul e em quais regiões da Bolívia, Chile e Argentina estão localizados? 

b) Chile e Bolívia possuem diferentes concepções de política de Estado para exploração das reservas de lítio. Qual é a política adotada por cada um desses países para a exploração desse mineral? 



 Respostas
a) Os salares são áreas de drenagem endorreica onde se formam locais de acumulação de águas, que, dependendo das rochas existentes em sua bacia, podem fornecer diferentes sais. Caso esta área esteja sob condições áridas ou semiáridas, a evaporação da água é muito intensa, por vezes permitindo a cristalização dos sais na base de suas bacias, formando crostas de sal na superfície. Estes salares são muito comuns no norte do Chile, noroeste da Argentina e sul e sudoeste da Bolívia, especialmente nas regiões andinas (CORREÇÃO OFICIAL UNICAMP)

ou:

b) Na Bolívia, a partir da eleição de Evo Morales, o governo promoveu a nacionalização da extração de recursos minerais, definindo o seu caráter estratégico e de interesse público. Para a exploração desses recursos, o Estado nacional participa com suas empresas públicas ou como sócio majoritário, quando ocorre o envolvimento de empresas estrangeiras ou nacionais privadas. Além disso, foram estabelecidas novas formas de cobrança de royalties e de impostos sobre os lucros das empresas exploradoras do lítio. No governo de Evo Morales há incentivos para que a industrialização do lítio ocorra dentro do próprio país, com importante participação do Estado, o qual passa a se envolver também em pesquisas para a exploração e o processamento do mineral, diferentemente de outros momentos da história da Bolívia, país que se tornou grande provedor de matérias-primas minerais para o mundo, com atuação predominante de empresas estrangeiras. O Chile, entretanto, possui uma política de Estado diferenciada da boliviana para exploração do lítio e de outros recursos minerais. No modelo chileno ocorre maior abertura comercial ao capital privado, o Estado costuma conceder o direito de exploração de recursos minerais a grandes empresas, especialmente grupos econômicos estrangeiros. (CORREÇÃO OFICIAL UNICAMP).



(UNICAMP, 2016, segunda fase) A imagem abaixo apresenta um gráben, formado a partir do abatimento de um bloco da crosta ao longo de falhas normais



a) Quais são os processos que geram abatimentos da crosta associados às falhas normais? Por que nessas áreas formaram-se bacias sedimentares?

b) Indique dois recursos minerais que se formam junto com a evolução de bacias sedimentares.



RESPOSTAS: 

a) As falhas normais são muito comuns nas áreas de rift, ou seja, áreas onde a movimentação das placas tectônicas se faz de forma divergente (margens distensivas). Nestas áreas, o afastamento das placas formam zonas abatidas, delimitadas por planos de falhas normais. Estas áreas rebaixadas criam espaço para a acomodação de sedimentos, formando as bacias sedimentares. (CORREÇÃO OFICIAL UNICAMP)

ou

a) Movimentos de epirogênese, em que as placas fazem movimento vertical (subida e descida). Na região do Vale doParaíba, de embasamento cristalino, a formação de gráben (a bacia) e os horstos, o que chamamos de Serras do Mar e Mantiqueira. A formação de bacias sedimentares se dá pelo aprofundamento do terreno que recebe e acumula sedimentos. (SITE OFICINA)

b) Os recursos minerais que se formam junto com a evolução das bacias sedimentares são essencialmente o petróleo, gás natural, carvão mineral, sal gema, calcário, areia e argila. (CORREÇÃO OFICIAL UNICAMP)




  
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário