domingo, 17 de janeiro de 2016

Migração

(UNESP, 2016) O entendimento dos processos sociais envolvidos nos fluxos de pessoas entre países, regiões e continentes passa pelo reconhecimento de que sob a rubrica migração internacional
estão envolvidos fenômenos distintos, com grupos sociais e implicações diversas. A migração internacional, no contexto da globalização, é inevitável e deve ser entendida como parte das estratégias de sobrevivência, de impulso para alcançar novos horizontes, e a globalização, nesse contexto, age como fator de estímulo.
(Neide L. Patarra. “Migrações internacionais: teorias, políticas e movimentos sociais”. Estudos Avançados , 2006. Adaptado.)
Explique por que a globalização é um estímulo à migração internacional. Cite dois aspectos ou  “fenômenos distintos” motivadores das migrações.


(UNICAMP, 2016) Imigrantes cruzam a Macedônia para chegar ao Norte da Europa.

Indique a afirmação correta a respeito dos grandes fluxos migratórios atuais no contexto da globalização.
a) Envolvem imigrantes da América Latina, do norte da África e do Oriente Médio, atraídos pela industrialização fordista da Europa e dos Estados Unidos, que gera trabalho nas fábricas e na construção civil.
b) Direcionam-se para os países ricos ou em crescimento econômico e envolvem aquelas áreas de expulsão, cujas populações de origem sempre tiveram culturalmente vocação para a realização de grandes deslocamentos.
c) Resultam das diferenças entre a situação econômica dos países pobres e ricos e se direcionam para os lugares em que as populações falam a mesma língua ou possuem proximidades culturais.
d) Assumem distintas direções, sendo que uma das rotas dos imigrantes para a Europa inicia-se  em países do Oriente Médio e da costa oriental do norte da África, indo até a Grécia, com travessia pelo mar Mediterrâneo.

R.: D

(FUVEST, 2016) Observe os mapas.




Dentre as seguintes alternativas, a única que apresenta a principal causa para o correspondente fluxo migratório é:
a) I: procura por postos de trabalho formais no setor primário.
b) II: necessidade de mão de obra rural, devido ao avanço do cultivo do arroz.
c) III: necessidade de mão de obra no cultivo da soja no Ceará e em Pernambuco.
d) IV: procura por postos de trabalho no setor aeroespacial.
e) V: migração de retorno.

R.: E
No período de 2004 a 2009, as metrópoles da Região Sudeste apresentaram alto grau de saturação das
infraestruturas urbanas, isso provocou a diminuição dos fluxos migratórios, tendo em vista que a quantidade de empregos e oportunidades geradas se tornou insuficiente para atender a demanda o que fez com que parte desses imigrantes retornasse ao seu lugar de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário