domingo, 17 de janeiro de 2016

Cartografia

2018 



(UNESP, 2018) Hajime Narukawa, arquiteto japonês, desenvolveu uma projeção cartográfica mediante a modelagem de poliedros. Denominada de Authagraph, a sua proposta permite a representação da superfície terrestre em um plano retangular sem lacunas, mantendo de modo substancial a área e a forma de todos os oceanos e continentes, incluindo a Antártida, que foi negligenciada em muitos mapas. (www.authagraph.com. Adaptado.)

Considerando conhecimentos sobre cartografia, assinale a alternativa que apresenta o planisfério elaborado com base na projeção descrita no excerto.




R.: B


(UNESP, 2018) Leia o fragmento do romance O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ranson Riggs, e analise o mapa.

Apesar dos avisos e até das ameaças do conselho, no verão de 1908 meus irmãos e centenas de outros membros dessa facção renegada, todos traidores, viajaram para a tundra siberiana para levar a cabo seu experimento odioso. Escolheram uma velha fenda sem nome, que estava havia séculos sem uso. (O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, 2015. Adaptado.)


O bioma mencionado no fragmento está representado no mapa pelo número
(A) 1.
(B) 4.
(C) 2.
(D) 5.
(E) 3.

R.: E

__________________________________________________________________________
2016

(UNICAMP, 2016) A imagem abaixo corresponde a um fragmento de uma carta topográfica em escala 1:50.000. Considere que a distância entre A e B é de 3,5 cm. 

 A partir dessas informações, é correto afirmar que:
a) O rio corre em direção sudeste, sendo sua margem esquerda a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 17.500 metros.
b) O rio corre em direção sudoeste, sendo a margem direita a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 1.750 quilômetros.
c) O rio corre em direção sudeste, sendo sua margem esquerda a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 1.750 metros.
d) O rio corre em direção sudoeste, sendo sua margem esquerda a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 175 metros.
R.: C 


(FUVEST, 2016) Observe o mapa.


Identifique a alternativa que completa corretamente a legenda do mapa.



 R.: E
O mapa da Região Sudeste que apresenta como tema Turismo e Lazer, de acordo com a leitura da legenda, evidencia as estâncias hidrominerais situadas no Sul do estado de Minas Gerais, em cidades como Caxambu, Araxá, Poços de Caldas, Lambari, Pocinhos do Rio Verde, entre outras, além do estado de São Paulo, com o circuito das águas – Águas de São Pedro, entre outras. Há também cidades com característica histórico-cultural (Mariana, Congonhasdo Campo), em Minas Gerais, e o ecoturismo, como na região de Eldorado (Parque Petar – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), área de cavernas e de estudos espeleológicos (Caverna do Diabo) e de reserva da Mata Atlântica (Iguape, Peruíbe, Cananeia e Registro), além da reserva da Jureia.


 (UNICAMP, 2016, segunda fase)


a) Apresente os fatores que determinam a centralidade das cidades de São Paulo e Brasília-DF na rede de fluxos aéreos do território brasileiro. 
b) Em que medida o mapa revela a continuidade dos padrões de regionalização do espaço brasileiro? 
 Respostas
a) A cidade de São Paulo-SP se destaca como a principal centralidade na rede de fluxos aéreos do território brasileiro, estabelecendo ligações diretas com praticamente todas as cidades da rede. Isto se deve ao fato de São Paulo ser a grande metrópole nacional, que, historicamente, acumula funções econômicas de alto nível (é o principal mercado financeiro do país, abriga parcela considerável das sedes das grandes empresas, detém denso setor de serviços superiores e indústrias inovadoras, entre outros elementos). Cabe ainda considerar que São Paulo possui uma população de mais de 20 milhões de habitantes em sua área metropolitana, fator que impulsiona o intenso uso da rede. Brasília-DF, por sua vez, também se posiciona como importante centralidade na rede de fluxos aéreos por ser a capital político-administrativa do Brasil e por ter uma posição mais central no território, o que lhe dá melhor condição de acesso físico a todas as regiões. 
b) O mapa dos principais fluxos aéreos de passageiros nos indica a continuidade do padrão de desigualdade regional do território brasileiro. O Centro-Sul permanece privilegiado em termos de acessibilidade, sendo a região mais fluida potencial e efetivamente, ao articular, através de um conjunto numeroso e diferenciado de cidades, uma densa rede de fluxos aéreos. Já a região Nordeste apresenta razoável acessibilidade, mas envolvendo sobretudo as capitais dos Estados. A região Norte, por sua vez, permanece mais remota, apresentando ainda uma rede mais rarefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário