terça-feira, 28 de novembro de 2017

Pedologia (Solos)



 2018

(FUVEST, 2018) O conceito de erosão apresenta definições mais amplas ou mais restritas. A mais abrangente envolve os processos de denudação da superfície terrestre de forma geral, incluindo desde os processos de intemperismo de todos os tipos até os de transporte e deposição de material. Outro conceito, mais restrito, envolve apenas o deslocamento do material intemperizado, seja solo ou rocha, por agentes de transporte como a água corrente, o vento, o gelo ou a gravidade, produzindo formas erosivas características.

R. Fairbridge. The Encyclopedia of Geomorphology , 1968. Adaptado.

Exemplo de processo ao qual se aplica o conceito mais restrito de erosão é
(A) a formação de rochas.
(B) a oxidação de rochas.
(C) a formação de sulcos no solo.
(D) a formação de concreções no solo.
(E) o vulcanismo da crosta.

R.C

____________________________________________________________________

2016 

(UNICAMP, 2016, segunda fase) A figura abaixo representa a sequencia evolutiva de um perfil de solo.




a) Quais são os fatores ambientais que interagem para o desenvolvimento de um perfil de solo?
b) A ação humana pode interferir no desenvolvimento de um perfil de solo como o apresentado. Como pode ser essa
interferência?

RESPOSTAS:

a) Dois tipos de intemperismo, o físico e o químico. No intemperismo físico predominam ações eólicas e variação de temperatura, sendo mais lento e produzindo solos mais rasos. O intemperismo químico está relacionado à ação da água que além de alterar a estrutura físico-química da rocha, possui também ação física, acelerando a produção de solos que são mais profundos. (SITE OFICINA)

ou

a) Os solos são resultado da interação de fatores e processos de formação. Os fatores de caráter ambiental são: clima, material de origem, relevo e biosfera. Acrescenta-se a estes o fator tempo cronológico. (CORREÇÃO OFICIAL UNICAMP)

b) Vários tipos de ações antrópicas podem interferir nesse desenvolvimento como atividades rurais (arado, gradeamento, sistemas de irrigação) e a urbanização, impermeabilizando o solo, retirando cobertura vegetal e mecanizando a ocupação.(SITE OFICINA)

ou

b) A ação humana pode se dar de diferentes formas. A impermeabilização dos solos, em áreas urbanas, por exemplo, retarda a ação dos processos de formação de solo; o tráfego de veículos e mesmo o pisoteio de animais podem compactar os solos, reduzindo sua porosidade e consequentemente alterando a dinâmica da água em sua superfície e em seu interior, o que pode gerar muitas vezes processos erosivos; ações de terraplenagem podem decapitar ou soterrar perfis de solos, alterando seu funcionamento e distribuição de horizontes; as culturas agrícolas, especialmente a monocultura, podem retirar intensamente alguns nutrientes, alterando as características químicas do solo, da mesma forma que a adubação e a inserção de poluentes podem alterar as características naturais dos solos.  (CORREÇÃO OFICIAL UNICAMP)




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário